História Stafford

O staffordshire bull terrier impõe respeito por onde passa. Diante da sua cara de bravo, muita gente pode pensar “melhor tomar cuidado!”. Mas você sabia que, debaixo desse jeitão parrudo, há um coração que vale por dois? Somente um tutor de staffordshire bull terrier consegue dizer com propriedade como é amar e ser amado por esse grande cachorro.

Como qualquer outra, a raça evidentemente possui sua história, mas os aspectos são bem diferentes dos de hoje. E que bom! Porque isso desmistifica o pensamento de que o staffordshire bull terrier é brigão ou violento. É criando com amor e companheirismo que a história de um pet começa a receber contornos diferentes. E, certamente, a história do nosso querido staffordshire bull terrier passou por isso.

Origem: Inglaterra

Peso: 10-15,5 kg

Altura: 25-30 cm

Expectativa de vida: 11-13 anos

História

Os cães do grupo dos terrier possuem uma característica em comum: são cães de caça, com exceção de uma ou outra raça. No caso do staffordshire, da família dos bull terrier, sua finalidade até certo ponto era participar de confrontos e caçadas sangrentas. Isto acabou rendendo à raça um forte estigma violento. Utilizados na Inglaterra do século XIX para caçar touros na arena, como numa espécie de rodeio, o que ia ser o staffordshire precisava de um destino novo.

Foi assim que, em 1835, os chamados “esportes sangrentos” foram banidos do círculo público. O ancestral da raça, o buldogue, já havia sido apelidado de “gladiador” por causa da maneira como era utilizado por seus tutores nas batalhas. E, de fato, o staffordshire era para a época um cão muito forte. Uma mistura de buldogue com terrier, o que lhe conferia força e fúria. Então, com o passar dos anos, a raça, sob os cuidados de James Hinks, de Birmingham, foi evoluindo tanto no comportamento quanto na estrutura física. Tanto que não se limitou apenas ao Velho Continente.

Por volta então de 1880, o “staffie” chegou à América do Norte, mais forte e robusto. Ele logo caiu nas graças dos americanos e se tornou, há mais de cem anos, uma das raças mais queridas e confiáveis para se ter em família.

Características

Cores da raça

A raça sttafordshire bull terrier pode apresentar até cinco tipos de cor: vermelho, castanho, branco, preto ou azulado. A característica mais relevante e comum entre as cinco é que o branco sempre vai dar um jeito de despontar entre as cores mais marcantes. Ele pode aparecer no peito, ao redor do focinho ou nas orelhas, embora seja raro nestas últimas. Mas a combinação de cores não para por aí! Pode haver uma mesclagem interessante de acordo com o cruzamento. E são sempre resultados bonitos e de pigmentação consistente no sttafordshire.

×
Orçamento/Vendas
(21) 98015-1040

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)